Exposições e Eventos

Esses trabalhos trazem o uso de formas irregulares, elementos de uma geografia urbana e sinalizações das estradas como componentes visuais, que derivam de um circuito paralelo e revelam a vibração, o desejo de expandir os seus componentes pictóricos e a supressão dos elementos da natureza. Suas pinceladas exaltam o movimento e as cores vibrantes, ritmadas em camadas planas de tinta. Passa a despojar a pintura de seus elementos figurativos e dos resíduos da fragmentação que invocam as aparências visíveis do mundo, para reduzi-las a um vocabulário vinculado à uma abstração geométrica e às sensações colorantes, criando um solo fértil para a adoção de novos princípios estéticos. - VANDA KLABIN 2024

Na presente exposição suas Tangentes – reveladas a partir de 2014, e posteriormente exibidas na grande retrospectiva no Paço Imperial de 2019 – nos levam mais uma vez ao mundo do divertimento e das múltiplas possibilidades do fazer. Entre encaixes, montagens, semicírculos, planos justapostos, espaços vazados e experimentos de cor, sua artesania exalta não apenas o belo, mas um “alfabeto concreto”, livre de preceitos, aberto ao novo.

Nessa exposição, as recentes criações cromáticas e infinidades de combinações de Renata Cazzani, mobilizam novas formas de perceber as pautas atuais e respiram um desejo intenso da prática pictórica. Com os seus contrapontos e harmonias, materializam um espaço poético, um dispositivo plástico pulsional constante para o entendimento da dinâmica do mundo e da linguagem visual contemporânea.