Escolha uma Página

Artistas | Jesper Neergaard

anterior proximo

Trabalhos

Currículo

Nasceu na Dinamarca em 1940.

Desde que iniciou a sua careira, Jesper Neergaard tem realizado exposições e completado esculturas monumentais por mundo fora, com representações de obras em diversos museus e em numerosos espaços públicos.

A descoberta de sua vocação para a escultura ocorreu somente aos trinta anos, quando uma jovem artista, ao ver os seus desenhos tridimensionais, sugeriu que tentasse modelar estas criações em barro. Dai por diante, Neergaard dedicou-se a uma intensa exploração dos elementos escultóricos.

Em 2006 foi convidado para realizar uma obra para a colecção do Museu Óscar Niemeyer em Curitiba, escolhido pelo próprio Niemeyer devido à consideração que tem pelas formas de Neergaard e a relação antiga que este artista tem com o Brasil. Também tem várias peças no Jardim de Esculturas Baloun, em Viena de Áustria, um espaço mundialmente reconhecido para a mostra de esculturas.

Jesper Neergaard é um escultor singular e comprovado humanista, cuja arte revela uma percepção do mais alto e profundo nível da consciência humana, assim como da concepção moderna de realidade. A leveza da pedra com que trabalha, talhado em formas modernas e abstractas mantêm sempre uma forte ligação com a natureza e o equilíbrio visual.

A oportunidade de expor as suas esculturas na Madeira surgiu do desejo de aficionados das suas obras e da Comissária da exposição, conhecendo as peças e a sintonia que encontrariam no espaço do Madeira Magic. Jesper Neergaard também manifestou o desejo de conhecer um país e uma ilha que há muito tinha curiosidade de visitar pela ligação com o Brasil e Óscar Niemeyer.

Locais onde tem obras expostas:

Museum of Modern Art, (Weissmann Foundation), LA, USA Musèe de Saint Maur, Paris Museo d’Arte Moderna (Fondazione Pagani), Milan Skironio Museum of Modern Skulpture, Athens Museum of Contemporary Art (MAC), São Paulo Museum of Modern Art (MAM), Rio de Janeiro Horsens Kunstmuseum, Lunden, Denmark Kato Collection, Tokyo Wakabayashi Collection, Tokyo, Japan Korsoer Town Hall, Denmark Danish Embassy, Tokyo Daniscos Headquarters, Copenhagen Det Danske Ejendoms Selskab, Copenhagen, entre outros.

anterior proximo

Pin It on Pinterest

Share This