Escolha uma Página

Artistas | Jayme Reis

anterior proximo

Trabalhos

Currículo

Nasceu em Itabira, MG, 1958.

Artista plástico autodidata, atuou como professor de escultura no Elke Hering Atelier, Blumenau, SC, 1988.
Foi artista visitante no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC (1990) e do Coltec/UFMG (1994-95).
Obteve o Prêmio de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina, Secretaria Estadual de Cultura, Florianópolis (1990) e o 1º Prêmio no I Salão de Artes Plásticas da Cidade de Uberaba, MG (1995). Participou do Salão Nacional de Curitiba (1991-97); Bienal Nacional de Santos, SP (1995); I Concurs de Arte Erótica e I Salão de Arte Erótica, Barcelona, Espanha (1996).

 

Exposições Coletivas

  • Escultores Contemporâneos de Minas Gerais, MAP, BH (1986)
  • Panorama Catarinense do Volume 90, Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis (1991)
  • Compartimentos, Palácio das Artes, BH (1992)
  • Utopias Contemporâneas, Palácio das Artes (1992)
  • Arqueologia do Futuro, Palácio das Artes (1992)
  • Grande Círculo das Pequenas Coisas, Palácio das Artes (1992)
  • Verbo, Projeto atelier Público, coletiva com Mário Arreguy e Marcos Venuto, Centro Cultural UFMG, (1993)
  • Cinema Ilusão, Palácio das Artes (1993)
  • O Grau Zero da Matéria, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Itabira, MG (1993)
  • Vestígios das Sombras – Uma Arqueologia do Futuro, Itaúgaleria, Campinas, SP (1994)
  • Homenagem a Guignard, Casa Guignard, Ouro Preto, MG (1994)
  • A Arte do Objeto, Museu da Inconfidência, Ouro Preto (1994)
  • Projeto Macunaíma, Galeria Funarte, RJ (1994)
  • Retrospectiva 5 Anos do Fernando Pedro Escritório de Arte, Museu Mineiro, BH (1994)
  • Resumo 93, Palácio das Artes (1994)
  • Grande Círculo das Pequenas Coisas, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Itabira (1995)
  • Projeto Babel, Sesc Pompéia, SP e Praça da Liberdade, BH (1995)
    Desfets, Galeria Dotze Palma, Vilafranca del Penedes, Espanha (1996)
  • Prospecções: Arte nos Anos 80 e 90, Palácio das Artes (1997)
  • Brasilidade, Marina Potrich Galeria de Arte, Goiânia (1997)
  • Forum das Américas, Palácio das Artes (1997)
  • Painel da A.B.C.A., Museu de Arte Contemporânea-USP, SP e Museu de Arte Moderna de Brasília (1997)
  • Harmonia e Contrastes, Referência Galeria de Arte, Brasília e Kolams Galeria, BH (1998)
  • Terra, Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte (1998)
  • Escultura Contemporânea Mineira, Tiradentes (1999)
  • Centro Cultural UFMG – 10 Anos, Centro Cultural UFMG (1999)
  • Bravas Gentes Brasileiras, Palácio das Artes (2000)
  • Erótica 2001, na Quadrum Galeria, BH (2001)
  • VI Concurso de Arte Erótica, Barcelona, Espanha (2001)
  • Vernissage, nos Jardins Petrópolis, Nova Lima (2002)
  • Arte Mineira Contemporânea, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2002)

 

Exposições Individuais

  • Realizou respectivamente, em 1994 e 1995, as instalações Tapete-Ramalhete no Mercado de Diamantina, MG e Procissão de Coisas, nas ruas de Tiradentes, MG.
  • Galeria Mandala, BH (1980)
  • Oficina Goeldi, BH (1983)
  • Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Itabira (1985)
  • Casa de Cultura de Itajaí, SC (1987)
  • Elke Hering Atelier, Blumenau (1988)
  • Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (1988)
  • Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, (1990)
  • Espaço Oficina do Centro Integrado de Cultura, Florianópolis (1990)
  • Cais, Fernando Pedro Escritório de Arte, BH (1993)
  • Cais, Itaúgaleria, Goiânia (1994)
  • Versos Atávicos, Sala Arlinda Corrêa Lima, Palácio das Artes (1994)
  • Território do Afeto, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, 21º Festival de Inverno de Itabira (1994)
  • Diário, Fernando Pedro Escritório de Arte, BH (1995)
  • Objeto Ilusão, Reitoria da UFMG (1995)
  • Galeria F.M., Barcelona, Espanha (1996)
  • Museu Nacional de Belas Artes, RJ (1996)
  • Galeria Quadrum, BH (1997)
  • Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade, Itabira (1997)
  • Repertório 41, Museu da Inconfidência (1999) e Viagem de Ferro, Kolams Galeria de Arte, BH (2000). Sobre o artista foram escritos importantes textos críticos: Celma Alvim (Estado de Minas, 1980)
  • Carlos Drummond de Andrade (Catálogo de exposição, Galeria Mandala, Belo Horizonte, 1980)
  • José Maurício (Estado de Minas, 1980)
  • Rossana Espezin (jornal O Estado, Florianópolis, 23 ago.1988)
  • Alécio Cunha. (IstoÉ Minas, 24 nov. 1993)
  • Walter Sebastião (Estado de Minas, 2 nov. 1993)
  • Márcio Sampaio (catálogo de exposição, Galeria do Centro Cultural Itabira, MG, 1995)
  • Morgan da Motta (Hoje em Dia, 21 set. 1995)
    Walter Sebastião (Catálogo de exposição, Fernando Pedro Escritório de Arte, BH, 1995)
  • Lélia Coelho Frota (catálogo de exposição, Museu Nacional de Belas Artes, RJ, 1996/97)
  • Lúcia Gouvêa Pimentel (catálogo de exposição, Museu da Inconfidência, Ouro Preto, 1999)
  • Angelo Oswaldo de Araújo Santos (catálogo de exposição, Galeria Kolams, BH, 2000)

 

Tem sua obra comentada nos seguintes livros

  • O processo de modernização do espaço cultural mineiro, texto de Cristina Ávila (Belo Horizonte: C/Arte, 1994)
  • Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte, organizado por Marília Andrés Ribeiro e Fernando Pedro da Silva (Belo Horizonte: C/Arte e Fundação João Pinheiro, 1997)
  • Som, gesto, forma e cor – dimensões da arte e seu ensino, organizado por Lúcia Gouvêa Pimentel (Belo Horizonte: C/Arte, 1995)
  • Livro-depoimento Jayme Reis da coleção Circuito Atelier (Belo Horizonte: C/Arte, 2003).
  • Integra ainda o vídeo dirigido por Mariana Tavares e o CD-ROM do projeto Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte (Belo Horizonte: C/Arte, 1997).

anterior proximo

Pin It on Pinterest

Share This